segunda-feira, 14 de abril de 2008

Rally da Argentina

Resultados e Ranking actulizados e disponiveis para download.


RALLY DA ARGENTINA NO SLOT CLUBE DO PORTO

Afonso Cidrais aprovado com distinção no Tango Argentino

O Rali da Argentina foi dominado inteiramente por Afonso Cidrais que, com dois primeiros lugares ( Grupo N e S2000) e dois segundos ( Grupo A e WRC) foi o grande e justo vencedor desta prova.

Dois troços em terra que seriam percorridos duas vezes foram o mote para uma tarde de grandes emoções e de uma competição acesa entre os vários pilotos perfilados no início deste Rali da Argentina.

Dois pilotos também se destacaram, um pelos dois terceiros lugares e outro pela fantástica prova realizada. Deixemo-nos de suspense, Pedro Silva que trocou desta vez os talheres pelo punho, conseguiu fazer uma prova notável e arrecadar a terceira posição em Grupo N e Challenge SCX. Fora a luta conjugal, Pedro teve uma tarde de glória. Será que vai ser também, piloto DSC?

Não menos notável foi a prestação de José Manuel que com dois sétimos lugares, em Grupo N e Grupo A, demonstrou já alguma evolução. O piloto a quem carinhosamente lhe chamo “ Manitas del Sonasol”, teve também uma tarde em grande, por isso os meus sinceros parabéns.


Grupo N

Muito pelo facto de ter sido o ultimo piloto a sair para o primeiro troço e com isso beneficiar da pista já em melhores condições, Afonso Cidrais com um andamento forte deixou a concorrência logo a 8 segundos e com isso geriu a a segunda etapa do rali de forma exemplar, vencendo inequivocamente. Também com uma segunda etapa feita de garra, Avelino Oliveira conseguiu ultrapassar Pedro Silva, uma surpresa agradável neste rali. O piloto de Matosinhos, conseguiu fazer uma prova bastante regular e acabou por ficar no terceiro lugar do pódio, mostrando já alguma evolução do ano passado para este. Ficou provada a superioridade dos Subarus sobre os Ford Focus nas provas de terra.

1º Afonso Cidrais – Subaru Impreza WRC – 3.44,061s.

2º Avelino Oliveira – Subaru Impreza WRC – 3.52,149s.

3º Pedro Silva - Ford Focus WRC - 3.58,798s.


S 2000

Surpreendente ou talvez não a vitória nesta classe de Afonso Cidrais. Não está em questão a qualidade de Afonso Cidrais mas o surpreendente foi conseguir tirar a total hegemonia dos Saxos nesta classe. O Ford Fiesta de Afonso, conseguiu os melhores cronos em todas as 4 Pec`s e á semelhança da sua prestação no Grupo N, deixou a concorrência logo em sentido na primeira etapa. José Carlos Cidrais e Filipe Rodrigues tudo fizeram para conseguir o mais alto lugar do pódio mas este tornou-se inatingível dada a prestação de Afonso.José Carlos Cidrais conseguiu segurar o segundo lugar do pódio por escassas 7 décimas, ficando Pipo Rodrigues na terceira posição.

1º Afonso Cidrais - Ford Fiesta S 1600 – 3.56,075s.

2º J. Carlos Cidrais – Citroen Saxo - 4.04,367s.

3º Filipe Rodrigues - Citroen Saxo - 4.05,054s.


GRUPO A

Neste grupo manda quem sabe e quem tem uma boa “máquina”, que o digam os dois primeiros classificados, que, com um andamento muito forte logo desde o inicio da primeira etapa, não deixaram grande margem de manobra para os restantes pilotos. A luta pelo terceiro lugar no pódio ficou para Avelino Oliveira e Luis Faria que entre si discutiam segundo a segundo o terceiro lugar nesta classe. A sorte sorriu a Avelino que com uma segunda etapa feita no fio da navalha, conseguiu os cerca de 3 segundos necessários e acabou em terceiro lugar. Luta de galos entre Afonso Cidrais e Pipo Rodrigues pelo único ligar no poleiro. Esta luta manteve-se metro a metro de cada Pec e só mesmo por uma unha negra, Afonso Cidrais não conseguiu o primeiro lugar. Com uma desatenção na transposição da 3ª Pec, deitou tudo a perder para Pipo.

1º Filipe Rodrigues – Subaru Impreza WRC – 3.26,583 s.

2º Afonso Cidrais - Peugeot 307 CC WRC - 3.27,386 s.

3º Avelino Oliveira – Mitsubishi Lancer WRC – 3.39,388 s.


W R C

Nesta classe, não há vencedores antecipados. Cada Rali tem sempre pilotos que galhardamente se batem pela vitória final. O Rali da Argentina não foi diferente, Filipe Morais e Afonso Cidrais disputaram ao segundo o triunfo na classe e por consequência a vitória na Rali. Com uma boa entrada, Filipe Morais cedo tomou a dianteira não mais a perdendo e controlando o andamento na ultima Pec, foi o grande vencedor nesta classe, deixando Cidrais na segunda posição a pouco mais de um segundo. Para o terceiro lugar, Luís Faria levou a melhor sobre Avelino Oliveira e conseguiu mais uma vez subir ao pódio. Mais uma vez ficou provado a supermacia dos chassis inline sobre os anglewinder, quando os ralis são de terra.

1º Filipe Morais - Peugeot 307 CC WRC – 3.10,340 s.

2º Afonso Cidrais – Aston Martin DBR9 – 3.11,186 s.

3º Luís Faria – Peugeot 307 CC WRC – 3.23,088 s.


CHALLENGE SCX

Ultima prova desta classe, com poucos participantes e com um vencedor já definido, foi a classe onde o grande destaque foi o terceiro lugar conseguido por Pedro Silva. Totalmente dominada por Luís Faria, estava em disputa os lugares de destaque da classificação final. Aí Pipo Rodrigues, fruto do seu segundo lugar, garantiu a terceira posição no final do campeonato destronando desse posto o piloto José Eduardo.

1º Luís Faria – Citroen Xsara – 3.48,413 s.

2º Filipe Rodrigues – Citroen Xsara – 3.54,896 s.

3º Pedro Silva – Citroen Xsara – 3.58,985 s.


Para terminar, resta dizer que foi mais um rali muito disputado entre os vários lugares da classificação, a boa disposição foi uma constante durante toda a prova e mais uma vez ficou provado a boa qualidade dos nossos pilotos. Os parabéns a todos os vencedores e aos vencidos a palavra de incentivo, força porque a diferença já não é tão evidente. A qualidade está a ficar nivelada e isso dá-nos confiança de grandes provas no futuro.

Sem comentários: