terça-feira, 29 de abril de 2008

Volta a Portugal Classic - A Crónica

VOLTA A PORTUGAL CLASSIC NO SLOT CLUBE DO PORTO

HISTÓRICOS DE 90 LEVAM A MELHOR SOBRE HISTÓRICOS DE 60


A Volta a Portugal Classics foi inteiramente dominada pelos contemporâneos da nossa praça, inequívoca as prestações de Hugo Machado, Afonso Cidrais, Pipo Rodrigues e Ricardo Manuel, que entre si, foram dividindo os mais altos lugares dos pódios das várias classes.
Filipe Morais em Clássicos Livre e Luís Faria em Históricos de 65, foram os que conseguiram contrariar a lógica da prova.
Quatro troços em com bastante terra iriam ser o palco de uma batalha onde as armas estavam bem escondidas por baixo dos capots dos 52 carros inscritos para esta 3ª prova pontuável para a Taça Históricos Ralislot 2008 do Slot Clube do Porto.
Dois pilotos estiveram em grande destaque, Hugo Machado e Afonso Cidrais, mostraram que as máquinas de outrora, para eles não têm segredos tendo repartido entre si as vitórias em quatro das cinco classes em disputa neste rali.
Filipe Rodrigues acabou por triunfar na classe que restava.
Saliente-se a prova brilhante efectuada por Ricardo Manuel que demonstrou mais uma vez que está para lutar pelo pódio em cada Rali.


PORSCHE NINCO CUP

Filipe Rodrigues fez jús á máxima, chegar, ver e vencer. Logo na primeira etapa a diferença para os seus mais directos adversários foi de tal forma grande que esta classe ficou logo decidida, restando saber que conseguiria ocupar os lugares secundários. Luis Faria, José Eduardo e Hugo Machado, ao serem os primeiros a ir para os troços, ainda com muita terra, hipotecaram logo a hipótese de conseguir chegar ao pódio. Aproveitaram, Pipo Rodrigues e Ricardo Manuel que com alguma facilidade conseguiram tempos que com uma boa gestão dos mesmos, lhes permitiu chegar ao pódio. Hugo Machado com uma segunda etapa cheia de garra, conseguiu diminuir a distância e arrecadar o primeiro dos seus dois segundos lugares.

1º Filipe Rodrigues – Porsche 911 SC RS – 4.32,449s.
2º Hugo Machado – Porsche 911 SC RS – 4.37,580s.
3º Ricardo Manuel- Porsche 911 SC RS - 4.45,664s.


Clássicos em Resina

Afonso Cidrais com um Ford Escort RS 1800 foi forte demais para a concorrência e depois de um inicio de prova complicado, Afonso conseguiu andar rápido durante a primeira etapa. Avelino Oliveira também entrou na prova muito bem e apenas pouco mais de dois segundos separavam estes dois pilotos na entrada da segunda etapa. Hugo Machado e Ricardo Manuel, estavam na luta pelo terceiro lugar. A segunda etapa foi absolutamente emocionante, os pilotos da frente andaram muito rápido e fruto de tempos verdadeiramente incríveis, foram mantendo as distâncias entre si. A luta pelo terceiro lugar do pódio ficou para ser decidida entre Ricardo e Avelino, e aí por menos de 59 milésimas, Ricardo voltou a subir ao pódio, relegando Avelino Oliveira para a quarta posição. Gostaria de realçar a apresentação em primeira mão do Renault Alpine A310 de Hugo Machado que demonstrou ser uma grande e boa solução para esta classe.

1º Afonso Cidrais - Ford Escort RS 1800 – 4.31,655s.
2º Hugo Machado – Renault Alpine A310 - 4.35,940s.
3º Ricardo Manuel - Ford Escort RS 1800 - 4.47,600s.


CLÁSSICOS LIVRE

Entrada de leão de Hugo Machado e de cordeiro de Filipe Morais determinou desde logo uma luta acesa pelos lugares secundários do pódio. No final da primeira etapa, Hugo Machado comandava com o seu Ferrari 250 GTO com uma vantagem de cerca de um segundo sobre Avelino Oliveira e três segundo sobre Afonso Cidrais. A entrada desastrosa de Filipe Morais atirou-o para uma modesta oitava posição, lugar ao qual não está habituado a ocupar nesta classe.
Previa-se uma segunda etapa bastante rápida e de cordeiro virou leão, Filipe Morais foi o piloto mais rápido nesta segunda etapa e com um tempo canhão, conseguiu subir até ao segundo lugar ultrapassando Afonso Cidrais que perdeu os seis segundos que tinha de vantagem e ainda perdeu mais dois, tendo ocupado o terceiro lugar. Hugo Machado imparável na primeira etapa, teve só de manter o andamento e controlar a corrida que o levou á primeira posição. Mais uma vez os Ferrari a demonstrar a sua superioridade nesta classe de preparação livre.

1º Hugo Machado – Ferrari 250 GTO – 4.20,919 s.
2º Filipe Morais - Ferrari 250 GTO - 4.29,200 s.
3º Afonso Cidrais – Porsche 911 SC RS 4.31,132 s.


Históricos de 65

Nesta classe, a supremacia dos Ferrari 250 GTO é por demais evidente. Cinco cavallinos rompantes nos seis primeiros lugares. Mais uma vez os “putos maravilha” não deixaram os créditos por mãos alheias e se não fosse a brilhante prestação de Luís Faria que se intrometeu na luta pelo mais alto lugar do pódio, tudo seria igual. Uma primeira etapa onde Luís Faria comandava com uma diferença de pouco mais de cinquenta centésimas sobre Afonso Cidrais, seis segundos sobre Hugo Machado e com uma diferença já considerável para os outros concorrentes, fazia adivinhar uma luta a três que iria ser até ao último metro do ultimo troço. Sem dúvida, foi mais uma classe em que a indecisão sobre a constituição final do pódio, só foi sabida mesmo no fim e aí, Afonso Cidrais com tempos canhão, conseguiu passar Luis Faria e chegar em primeiro lugar. Nos lugares imediatos ficaram, Faria a pouco mais de um segundo e Hugo a cerca de 4 segundos.

1º Afonso Cidrais – Ferrari 250 GTO – 4.23,338 s.
2º Luís Faria - Ferrari 250 GTO - 4.24,403 s.
3º Hugo Machado – Ferrari 250 GTO - 4.27,598 s.


GRUPO B

Mais uma vez e conforme a velha sabedoria popular apregoa, “Quem tem unhas, toca guitarra”! Os Porsche 911 SC dominaram esta classe e a classe dos três primeiros classificados ,mais uma vez veio ao de cima. Hugo Machado, Afonso Cidrais e Filipe Rodrigues, não deram qualquer chance aos outros pilotos e logo no fim da primeira etapa comandavam com uma margem muito grande e adivinhava-se que seria entre eles que se decidiria a victória da classe e á Geral.
A segunda etapa foi corrida com a mesma intensidade pelos três pilotos que definitivamente arrasaram com a concorrência. A titulo de exemplo, Rui Queirós com uma prova notável, ficou na quarta posição a 13 segundos de Filipe Rodrigues que ocupou o terceiro lugar e 21 segundos distanciavam-no de Hugo Machado que venceu inequivocamente mais esta classe

1º Hugo Machado – Porsche 911 SC – 3.56,252 s.
2º Afonso Cidrais - Porsche 911 SC - 4.00,490 s.
3º Filipe Rodrigues – Porsche 911 SC - 4.04,905 s.


Em jeito de conclusão, fica a certeza de que o futuro do Slot na invicta está em boas mãos e certamente que os nossos “Putos Maravilha” não deixarão de brilhar por essas provas que aqui, ali ou acolá se possam organizar.

A homenagem mais do que justa aos nossos “meninos”, parabéns!!!!!!!!

Filipe Morais

Sem comentários: